História
Em 4 de agosto de 1986, o conglomerado de televisão por assinatura de Ted Turner, adquiriu: a pré-biblioteca de filmes e de televisão da MGM de 1986, 1 os direitos da biblioteca da RKO Radio Pictures, o catálogo da Associated Artists Productions, longas e curtas-metragens metragens da Warner Bros de 1950, e o desenho animado Popeye, lançado pela Paramount Pictures. 2Em 3 de outubro de 1988, o seu canal a cabo Turner Network Television, foi lançado e ganhou uma audiência graças à sua biblioteca de filmes. 2 Em 1991, comprou um estúdio de animação com os desenhos de Hanna-Barbera. O primeiro programa que o Cartoon Network transmitiu, foi o Bugs Bunny, de 1946. Até o momento, tinha uma biblioteca de 8.500 horas de desenhos animados. 3
Em 1993. A Turner Broadcasting System fundou o Cartoon Network Brasil para exbir seus programas no Brasil.
Em 1996, a Turner Network Television se fundiu com a Time Warner. 4
Em 15 de outubro de 2007, o canal é transmitido em alta definição de 1080i. 5
Em 2008, o canal anuncia o lançamento do Cartoonstitute, um bloco de programação criado por Rob Scorcher, com Craig McCracken, como produtor executivo, e com Rob Renzetti, como produtor supervisor. Era parecido com um outro programa que produziu 150 animações em 20 meses, o What A Cartoon!. 6 No dia 20 de setembro, o programa Toonami saiu do ar, já com 11 anos no canal. 7 A partir 25 de maio de 2008, o Cartoon Network começou a exibir curtas-metragens animados, chamados "wedgies", para preencher um espaço de tempo, entre dois programas. Em 14 de julho, a rede mudou seu tema para um criado por Tristan Eaton, que teve seus efeitos de animação da Crew972. Com um fundo de tela branco, o tema tinha vários personagens, sem rosto, chamados Noods, que eram baseados no personagem Munny, um brinquedo. Às vezes, o logotipo era “estilizado” com cores diferentes do preto e branco, de acordo com o programa. 8
Em junho de 2009, o canal estreou o CN Real, um bloco de programação com séries em live-action, como The Othersiders, Survive This, BrainRush, Destroy Build Destroy, e Dude, What Would Happen. 9
Em 2011, o Cartoon Network anunciou 14 novas séries, incluíndo The Problem Solverz, The Looney Tunes Show, Secret Mountain Fort Awesome, Level Up, Tower Prep, Green Lantern, Dragons: Riders of Berk, How to Train Your Dragon, The Amazing World of Gumball, Total Drama: Revenge of the Island, Total Drama, ThunderCats, Ninjago: Masters of Spinjitzu, e Ben 10: Omniverse. 10 Anunciou também o CN Nation, com personagens protagonistas heróis. 11 No dia 13 de junho, estréia o Almost Naked Animals, uma série de animação criada por Noah Z. Jones, a mesma criadora da série Fish Hooks, do Disney Channel. 12 Depois de anunciar dois novos programas em "live-action", em que ambos foram cancelados após suas primeiras temporadas, o Cartoon Network adquiriu o game show, Hole in the Wall. Até o final de 2011, esse programa, e os dois programas, foram retirados da programação. 13
Em 2012, o Cartoon Network adquiriu os direitos para exibir The Annoying Orange, uma famosa web-série. Esta, foi sendo exibida no horário nobre. 13
Em 10 de Junho de 2013 estreia no Cartoon Network Grojband
Em 3 de Dezembro de 2013 foi lançado a versão em Português (Portugal) o Cartoon Network Portugal.
Eras (Identidades visuais do canal)
Era Checkerboard (1992-1997)
O logotipo original do Cartoon Network, utilizado nos Estados Unidos, de 1 de outubro de 1992 a 14 de junho de 2004, e no Brasil, de 30 de abril de 1993 a 31 de dezembro de2004.Nessa era do canal, haviam quadrados em forma de xadrez em seus bumpers.Eles sempre se moviam, mudando o que tinham dentro (desde bolinhas pretas à latinhas de espinafre, que faziam lembrar claramente de que se tratavam de Popeye). No final formavam a palavra "Cartoon Network".
Era Powerhouse (EUA: 1997-2004, Brasil: 1998-2004)
Nesta era, os tradicionais quadrados da antiga identidade foram deixados de lado e passaram a se focar em cenas de desenhos normais. Praticamente toda a identidade visual foi feita como se fosse um desenho animado. Obviamente, foram inseridos, em várias vinhetas, cenas estrelando os personagens dos desenhos exibidos pelo canal naquela época. O fundo das vinhetas sempre tinha uma cor predominante, geralmente cores fortes, e variavam de acordo com o horário e o tipo do programa. O nome da era é por causa da melodia Powerhouse que era sempre tocada durante as vinhetas e chamadas do canal.Era City (EUA: 2004-2006, Brasil: 2005-2010)
Em 14 de junho de 2004 nos Estados Unidos da América, o canal reformulou seus bumpers para a imagem de uma cidade como se todos os cartoons morassem juntos em um mesmo lugar. Mudou também seu logotipo que antes dizia "Cartoon Network" e passou a dizer apenas "CN". No Cartoon Network Latin America, que inclui o Cartoon Network Brasil, a Era "City" estreou em 1 de janeiro de2005.No dia 18 de dezembro de 2006, após receber a noticía da morte de Joseph Barbera, o canal, em respeito, pôs uma última homenagem a seu criador. Exibiu uma foto de Joseph em um fundo preto com a legenda: "Quando falamos de personagens como Scooby-Doo, The Flintstones, The Jetsons eTom and Jerry, você só sente estes personagens quando os criamos. A magia estava ali e funcionou. Sentiremos a sua falta".
Era Yes! (EUA: 2006-2007)
Nesta era, apareciam vinhetas com o fundo vermelho que eram, na maioria da vezes, de Fred Fredburger ou de Queijo. No final, uma voz dizia "Cartoon Network" e Fred Fredburger dizia o slogan"Yes!"Era The Hives (EUA: 2007-2008)
O Cartoon Network passa a usar pessoas reais, especialmente crianças, nas vinhetas interagindo em cenários e efeitos de desenhos animados. Todas as vinhetas tinham como trilha sonora a música "Fall Is Just Something That Grown Ups Invented" da banda sueca The Hives. Um fato curioso é que a própria banda participou de uma dessas vinhetas.Era Noods (EUA: 2008-2010, Brasil: 2010-2012 como Toonix)
Em 14 de julho de 2008, foi iniciada uma nova era no Cartoon Network. O plano de fundo branco, os personagens desta identidade visual, são chamados de Noods, um boneco de aparência semelhante a Munny do Kidrobot. Os Noods, por vezes, assumem a forma de personagenss do CN, comoChowder ou Flapjack e ainda podem mudar de cores.Em 7 de Agosto de 2010, o Cartoon Network América Latina passou a usar uma identidade visual idêntica aos Noods, porem os bonecos tem um formato diferente, similar a dos bonecos do site do canal, e são chamados de Toonix. Antes dessa era ser oficialmente lançada pelo Cartoon Network, entre a Copa do Mundo FIFA 2014 e a estreia da era, o canal exibiu algumas vinhetas envolvendo os Toonix num jogo de futebol.
Era Check It! (EUA: 2010-presente, Brasil:2012-presente)
Em 29 de maio de 2010, o canal ganhou uma nova postura para que se aproxime também do público adolescente, devido a entrada de programas em live-action na programação, como Unnatural History. E como consequência, a marca foi renovada pela segunda vez. Ela continua enfatizando as letra C e N, mas os dois quadrados não tem mais a tridimensionalidade, o que acaba remetendo a 1ª marca, que por sua vez reapareceu de forma indireta, em chamadas e vinhetas. A fonte dos dois logotipos pela primeira vez foi alterada; Ainda é idêntica a antiga, mas sem o pontiagudo de letras, como "A" e "N".No Brasil essa era teve estréia em Setembro de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário